Havana é a cidade capital da República de Cuba, sua cidade maior, principal porto e centro econômico e cultural. A província de cidade de Havana localiza-se na costa ocidental da ilha de Cuba. Limita ao norte com o estreito da Flórida e pelo sul, este e oeste com a província Havana. É também conhecida pelo nome fundacional de Villa de San Cristóbal de Havana, bem como pelos sobrenombres de Chave do Novo Mundo . e de Cidade das Colunas (pelo escritor cubano Alejo Carpentier). Havana foi a sexta vila fundada pela Coroa Espanhola na ilha de Cuba, chamada San Cristóbal de Havana, talvez porque era o padrão dos navegantes, e Havana, como toponímico indígena.
Foi fundada o 16 de novembro de 1519 pelo conquistador espanhol Diego Velázquez de Cuéllar. Seu casco histórico tem sido declarada Património da Humanidade pela Unesco. Possuidora de um grande volume de história, cultura e tradição. Havana guarda múltiplos atractivos para desfrutar: Um grande número de belos edifícios históricos e fortalezas, museus com tesouros invalorável de uma arquitectura colonial, 12 quilómetros de formosas praias de areia fina e branca, ademais de uma variedade de lugares de novos onde poderá experimentar o folclore e a cultura cubana. Nela estão os grandes hotéis e os mais famosos restaurantes e de bares, discotecas, campos de golfe, marinas e terminal de cruzeiros, entre outros, ao que se soma uma activa vida cultural e uma impressionante herança histórica e cultural .
Há poucas cidades no mundo aparte de Havana onde se possam reviver os acontecimentos que conduzem a uma revolução e sentir suas consequências em suas ruas de uma forma tão patente.
Viajar a Havana implica levar a cabo um percurso por Havana velha, declarada Património da Humanidade em 1982. É o máximo expoente da arquitectura colonial na ilha e no Caraíbas. Nesta zona pode-se visitar também A Casa Natal de JoséMartí. Este interessante museu mostra objectos pessoais do autor, bem como uma colecção de seus livros e manuscritos.
O Malecón é um passeio junto ao mar que percorre a costa do centro de Havana até Vedado. É um lugar de reunião para os habaneros e turistas, bem como um lugar de lazer e diversão. Sua construção começou baixo a administração norte-americana a princípios do século XX. É o lugar ideal para dar um passeio a pé e admirar a grande quantidade de edifícios e hotéis de luxo.
O Castillo dos Três Reis do Morro e seu faro são um ícono da arquitectura colonial de Cuba. Foi construído no século XVI para defender a cidade dos constante sataques dos piratas e corsários. A Fortaleza de San Carlos da Cabaña foi construida no século XVIII e é a obra arquitectónica colonial espanhola mais importante na América. Actualmente alberga em seu interior um museu com a colecção de armas antigas mais importantes do país.