Samaná e uma das 31 provincias da Republica Dominicana, delimitada ao norte e a leste do oceano atlântico, ao sul pela bahia de Samaná e a provincia Monte Plata e a oeste pelas provincias de Duarte e María Trinidad Sánchez. Criada em 4 de Junho de 1867 , como distrito turistico, Samaná leva o nome indigena da região. Tem uma superficie de 853,74 Km. Cuadrados e uma população com cerca de 95.000 mil pessoas. Santa Bárbara de Samaná é a principal cidade da região com 52.000 habitantes aproximadamente.
Visite o Parque Nacional Los Haitises, curiosa formação de rocha cársica com paisagem e fauna muito peculiar e o Cayo Levantado, preciosa ilha no meio da bahia de Samaná, a cachoeira El Limón, para conhecer a vegetação tipica da área e a vida simples e tranquila dos campos dominicanos.
Também uma das excurçoës mais belas que existe na República Dominicana é a visita ao santuário das Ballenas Jubarte na Bahía de Samaná e no Banco de Plata, localizados no noroeste do país, onde todos os anos entre os meses de dezembro e abril, umas 3.000 baleias jubarte vem a reproduzir nas água quentes na costa do oceâno atlântico.
Entre as melhores tradiçoës turísticas de Samaná, estão os seguintes lugares:
Parque Nacional Los Haitises: É um tour inesquecível onde contemplamos como poucos no mundo.É um lugarparadisíaco que nos transporta a época dos dinossauros.
Cayo Levantado: É uma bellíssima e pequena porção de terra situado no litoral noroeste da República Dominicana na bahia de Samaná. Conta com uma vegetação de bosques úmidos, praias paradisíacas , de areia branca e águas cristalinas, situado em uma paisagem harmoniosa.
Bahia de Samaná: Conta com atrativos turísticos, como na Praia Rincón , Cayo Levantado é uma pequena ilha no nordeste da bahía ao seu lado sul tem o parque nacional os Haitises com Cano Hondo, os Manglares da China , é área de Miches com suas lagoas Limón e Redonda, a Montana Redondae é a área harmoniosa praias mais extensas do país.Cada ano, durante a temporada de aparecimento na bahía de Samaná é visitado pelas baleias Jubarte, que oferecem um lindo espetáculo para os visitantes.
Cascada de El Limón: Está situado na selva tropical a uns 15 km das terras de Samaná. A aventura a cavalo e a pé, dura uma hora ou mais, atravesando o bosque com guía que caminha ao lado do cavalo guiando o caminho entre as pedras e lodo.Ao terminar o tour leva uma pequena cachoeira e depois de uma trilha uma capoeira maior de uns 40 metros de altura, onde os visitante podem desfrutar um merecido e refrescante banho de águas puras.
Santuário das baleias jubartes: As baleias Jubartes que vem dos mares da Irlândia , Greenland, Canadá e América do Norte,que chegam ao mar do Caribe para reproduzir, casal em águas quentes.Desde Janeiro até março, são milhares que ficam na Bahía de Samaná.
Cano Hondo: É onde poderá desafiar a si mesmo ao escalar uma montanha e observar o conjunto do parque nacional Los Haitises o podem decidir por uma caminhada onde está rodeada de uma vegetação espetacular que conhecerá a flora do parque tendo um balanço perfecto entre o homem e a mãe naturaza.